domingo, 30 de janeiro de 2011



Cântico Espiritual
Redação do manuscrito de Sanlúcar


Canções entre a alma e o esposo


(...)

  Esposo

27. Entrou a esposa
no ameno local desejado,
e bem à vontade repousa
com seu colo reclinado
nos doces braços do amado.

28. Debaixo da macieira,
comigo foste casada,
ali te dei a mão
e foste reparada
onde fora tua mãe violada.

  Esposa

35. Gozemo-nos, amado,
e em tua beleza nos vamos contemplar
sobre a montanha ou a colina,
de onde jorra a água pura,
e mais fundo penetramos na espessura.

36. E logo nas mais altas
cavernas de pedras iremos,
nas que ficam bem escondidas,
e nelas nós entraremos,
e o sumo da groselha sorveremos.

37. Lá então me mostrarás
aquilo que minh'alma pretendia,
e em seguida me darias,
ali mesmo, tu, vida minha,
aquilo que me deste no outro dia.

(...)


LA CRUZ, Juan de. Poésies Completes. In.: COSTA, Flávio Moreira da (Org.). As 100 melhores histórias eróticas da literatura universal. 5. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. p. 118 – 119.

Nenhum comentário:

Postar um comentário