domingo, 30 de janeiro de 2011



Os Atos Sexuais dos Eunucos


(...)

      Os diferentes tipos de amor


      Todos os homens versados nas humanidades são de opinião que há quatro tipos de amor:
1.  O adquirido pelo hábito.
2.  O que resulta da imaginação.
3.  O que resulta da confiança.
4.  O que resulta da percepção dos objetivos externos.

      O amor que resulta de um ato constante e contínuo é chamado de amor adquirido pela prática e hábito constantes  por exemplo, o amor à relação sexual, à caça, à bebida, ao jogo etc.
      O amor sentido por coisas a que não estamos habituados, e que provém apenas de ideias, é chamado de amor que resulta da imaginação – por exemplo, o amor que alguns homens, mulheres e eunucos sentem pela Auparishtaka, ou união oral, e o que todos sentem por abraços, beijos etc.
      O amor mútuo e verdadeiro, quando o homem e a mulher sentem pertencer um ao outro, é chamado pelos sábios de amor que resulta a confiança.
      O amor que resulta da percepção dos objetos externos é muito evidente e conhecido por todos, porque o prazer que ele proporciona é superior ao prazer dos outros tipos de amor, que só existem em razão de si mesmos.
      O que foi dito neste capítulo sobre a união sexual é suficiente para os homens cultos; mas para a ilustração dos ignorantes, o mesmo assunto será agora tratado detalhadamente.

(…)


VATSYAYANA. Kama Sutra. In.: COSTA, Flávio Moreira da (Org.). As 100 melhores histórias eróticas da literatura universal. 5. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. p. 51.

Nenhum comentário:

Postar um comentário