terça-feira, 14 de junho de 2011


 “Creio que possuo uma paixão confessa. Quero saber como é querer algo com paixão
Susan Orlean

(...)

- Angraecum sesquipedale [(Espécie de orquídea)]. Darwim escreveu sobre ela. Segundo Darwin, uma mariposa com um bico de 30 cm a polinizava [(polinizava seu nectário)] . Todos o chamaram de louco. Até que acharam uma mariposa com um probóscide [(nariz)] de 30 cm. O que é maravilhoso, é que essa flores tem uma relação especial com o inseto que as poliniza. Cada orquídea se parece com um tipo de inseto que é atraído por ela. Seu duplo, sua alma gêmea. Tudo que ele quer é fazer amor com ela. Daí ele voa, avista e faz amor com sua alma gêmea, polinizando-a. Nem a flor nem o inseto jamais percebem a importância do seu ato sexual. Como saberiam que sua dança dá vida ao mundo? E dá. Fazendo o que foram programados para fazer, algo magnífico acontece. Eles nos ensinam a viver. Que nosso único barômetro é o coração. Quando vir sua flor, não deixe que nada se interponha em seu caminho.

(...)

- Sabe por que gosto de plantas?
- Por quê?
- Por serem tão mutáveis. A adaptação é um processo profundo. Temos de descobrir como sobreviver no mundo.
- Mas é mais fácil para as plantas. Elas não tem memória. Apenas passam à fase seguinte. Mas para as pessoas adaptar-se é quase vergonhoso. É como fugir.

(...)


 - Existem idéias, coisas e pessoas demais. Caminhos demais a seguir. Comecei a achar que é importante gostar de algo com paixão pois isso reduz o mundo a um tamanho administrável.


Trechos do filme Adaptação. Baseado no livro The Orchide Thief de Susan Orlean.

Nenhum comentário:

Postar um comentário